Nuvem de tópicos

reino (13) cataclysm (10) guerreiro (10) jxj (9) brasil (7) raide (7) transferência (7) azralon (6) nêmesis (6) transmog (6) druid (5) leveling (5) goldrinn (4) masmorra (4) tank (4) arena (3) bravura (3) campo de batalha (3) iniciante (3) justiça (3) patch (3) alma dragônica (2) honra (2) stats (2) tol barad (2) addon (1) blizzard (1) rogue (1)

30 janeiro 2012

Guerreiro: DPS Armas


Desde The Burning Crusade a especialidade mais vantajosa para DPS em JxA (PvE) sempre foi Fúria e suas duas armas, enquanto para Armas ficavam os truques do JxJ (PvP). Em Wrath of the Lich King vimos o guerreiro Furioso ganhar duas enormes armas 2-mãos em cada mão, enquanto Armas continuava com seu truques contra jogadores, embora, durante um pequeno tempo, nos idos de Ulduar, tivesse ficado par a par contra monstros, um sonho – mas um sonho alcançado com Penetração de Armadura, que acabou garfada logo depois, e Armas voltou ao seu lugar.

Gurthalak
Veio então o Cataclysm e a Armas voltou a brilhar com a nova habilidade: Golpe Colossal (Colossus Smash). Finalmente Armas equilibrava a corrida contra os Furiosos para ver quem massacrava mais os inimigos. Porém desde o acesso a Terras de Fogo (Firelands), Fúria vem sentido o peso de suas características: é impossível atingir o máximo de acerto (24%) e sua maestria não eleva o dano suficiente. E Armas começa a decolar; bastam 8% de acerto pra não errar, facilmente alcançável com os itens atuais, e a arma 2-mãos mais forte do jogo ([Gurthalak]) simplesmente representa até 15% do dano total por seu efeito ativado (Tentáculo dos Antigos), mas não serve para Fúria tão bem por não ter bônus stats e ser ativado regularmente (e não 2x com a outra mão).


Stats:

Basicamente, para Armas a receita para se equipar com eficiência no DPS é: 
  1. Força (strength): obviamente aumenta o dano, e ainda supera todos os outros, mas na realidade depende principalmente do nível de seus itens e alguns encantos.
  2. Acerto (hit): atingir 8% de acerto é o stat secundário mais importante; um golpe errado custa muita raiva não-ganha, e isso vale para os golpes de oportunidade da maestria.
  3. Aptidão (expertise): cerca de 20 24 pontos são necessários para um chefe inimigo não desviar (equivale a 5%), pela mesma razão acima.
  4. Acerto Crítico (critical hit): quanto mais, melhor; é o preferido após atingir o máximo de acerto.
  5. Maestria (mastery): se não for possível reforjar qualquer outra coisa por Acerto Crítico, troque por Maestria para ganhar mais golpes de oportunidade.



Rotação:

E a sequência de golpes deve ter a seguinte prioridade, em Postura de Batalha:

Dilacerar (Rend): toda luta deve começar com Dilacerar e terminar com isso ativo! Toda spec de Armas se desenvolve ao redor desse sangramento, não-curável; mas não precisa usar sempre.
Golpe Mortal: além da penalidade de 25% na cura (útil no JxJ), o Golpe Mortal é um dos ataques mais fortes e agora renova a duração do sangramento de Dilacerar e acumula o bônus Violência Gratuita Massacre (talento "Encaminhar para o abate") que aumenta de 10 em 10% até 30% os outros golpes principais, por isso use sempre q terminar a recarga.
Golpe Colossal: causa forte dano e dá um bônus temporário de penetração de 100% de armadura no alvo (apenas 60% em jogadores) aumentando muito o dano seguinte! Use quando o bônus não estiver ativado, ou seja, quase sempre.
Subjugar (Overpower): esse golpe tem +60% chance de ser Crítico devido ao talento "Apetite de Sangue" e se aproveita dos bônus conferidos por Golpe Mortal e Colossal, se tornando a maior fonte de dano do guerreiro Armas ao longo de uma luta, então use sempre.
Executar: o golpe definitivo do guerreiro, é o ataque mais potente mas só é ativado no final de vida do alvo, quando ganha prioridade. A partir dos 20% de vida finais do alvo use com alta prioridade (a não ser o Golpe Colossal e Golpe Mortal para manter o bônus Massacre).
Golpe Heróico: como esse golpe não consome GCD (recarga global de 1,5s) pode ser usado a qualquer hora q houver raiva sobrando. Vide a Macro.
Batida (Slam): embora esteja lá embaixo na prioridade, é um golpe fortíssimo e se torna uma grande fonte de dano total. Tem a exclusividade de ser a única habilidade corpo-a-corpo que tem tempo de carga (1,5s) pra bater, mas em Armas é reduzida para 0,5s, e pode ser utilizada em movimento. Ao longo da luta contra um chefe existem muitos momentos em q todos os golpes acima estarão em recarga ou faltando aquela gota de raiva pra habilitar, então a Batida entra na rotação como alternativa a todas as outras habilidades. Porém, tem uma vantagem secreta: além do dano elevado (inclusive superior ao Golpe Mortal) consegue gerar MAIS raiva do q CUSTA na média, porque tem alta chance de ser Crítico, ainda mais com 5% do glifo, em cima do custo pequeno (15 raiva) e não tem recarga (CD). Vide a Macro.


AoE: 

Quando se enfrentam muitos mobs em área (efeito em área), a sequência deve ser:

Dilacerar: Causa o sangramento inicial.
Trovoada (Thunder Clap): para espalhar o sangramento de Dilacerar em todos os alvos, através do talento "Sangue e Trovão" e causar considerável dano.
Cutilada(Cleave): é um golpe q não consome GCD e com o glifo de Cutilada atinge até 3 alvos.
Tornado de Aço (Bladestorm): se valer a pena acabar com os inimigos em área com rapidez, e eles forem fortes bastante para durar os 6 segundos da habilidade, use isto.



É importante notar que o guerreiro Armas atualmente só conta com 1 habilidade de aumento de poder instantâneo, Temeridade (Recklessness), e tem uma incrível recarga de 5min q então fica guardada para momentos das lutas de "burn phase" (quando é importante acabar rápido com a vida do alvo).

Recomendo usar Fleuma Letal (Deadly Calm) na mesma hora de usar Executar, ou seja, nos 20% finais de vida do alvo, assim permitirá usar todos os Executar q puder em sequência sem se preocupar com raiva.


Macros: 

Para DPS as macros devem favorecer a priorização de golpes, por isso elas ativam o 1º golpe, na sequência abrem o 2º golpe para ser utilizado, mas assim que o 1º golpe termina a recarga reseta o botão:
  • Usa Golpe Heróico e enquanto está em recarga mostra Batida, porém se houver raiva suficiente lança Batida ao mesmo tempo permitindo outra Batida em sequência:
#showtooltip
/castsequence reset=1.5 Golpe Heroico, Batida
/cast Batida
  • Usa Golpe Mortal e enquanto está em recarga, mostra Executar, permitindo ganhar o bônus Violência Gratuita manter o bônus Massacre acumulado pra aumentar o dano de Executar em até 30%:
#showtooltip
/castsequence reset=4.5 Golpe Mortal, Executar, Executar, Executar
  • Usa Trovoada e enquanto está em recarga mostra Cutilada, botão único para AoE espalhar o sangramento, e continua atacando alvos próximos:
#showtooltip
/castsequence reset=6 Trovoada, Cutilada, Cutilada, Cutilada
/cast Atacar
  • Usa Temeridade junto com seu berloque (trinket) e meu racial de orc:
#showtooltip Temeridade
/cast Furia Sangrenta(Racial)
/use {nome do berloque}
/cast Temeridade
  • Bônus: uma macro para usar Investida se seu alvo for inimigo ou muda para Postura de Defesa e usa Comprar Briga (Intervene) em um aliado:
#showtooltip [noharm] Comprar Briga; Investida
/cast [noharm, nostance:2] Postura de Defesa
/cast [noharm] Comprar Briga
/cast Investida


Edit 6/2/12: correções de nomes de habilidades.

2 comentários:

  1. Legal! mas essa sequencia é para qualquer tipo de guerreiro? tenho que estar em posição de ataque ou defesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa sequência é para guerreiros tipo Armas! Por isso deve estar em Postura de Batalha.

      Esqueci de dizer isso, vou corrigir, vlw!

      Excluir