Nuvem de tópicos

reino (13) cataclysm (10) guerreiro (10) jxj (9) brasil (7) raide (7) transferência (7) azralon (6) nêmesis (6) transmog (6) druid (5) leveling (5) goldrinn (4) masmorra (4) tank (4) arena (3) bravura (3) campo de batalha (3) iniciante (3) justiça (3) patch (3) alma dragônica (2) honra (2) stats (2) tol barad (2) addon (1) blizzard (1) rogue (1)

08 dezembro 2011

Nêmesis lotado e Blizz considera novo Reino

É, o Nêmesis não aguentou um horário de pico.

Não sei exatamente a partir de q horas, mas até as 0h de ontem o reino Nêmesis apresentava status "bloqueado" devido à imensa fila para entrar no servidor. Ao q parece a Blizzard subestimou (e muito) a população que entraria e migraria para o novo reino.

Segundo comunicado de Rhastion (community manager do fórum), a Blizzard está achando curioso como a maioria dos brasileiros parece preferir os servidores JxJ (explico abaixo), e estão considerando abrir algum novo reino JxJ se essa situação vingar. Eles são cautelosos para responder a uma demanda de primeiro dia, já q muitos jogadores estão jogando com contas Trial e não se sabe ainda se permanecerão ou se o fluxo diminuirá ao longo dos dias.

O q a Blizzard aparentemente não verificou é q o servidor quase-BR, o Warsong-US, já vivia nesse estado de lotação nos horários de pico e em todo resto, assim como seu primo também lotado, o Gurubashi-US, e ambos são PvP (JxJ).

Mas por que JxJ?

Primeiro, existe entre os brasileiros a idéia de q o WoW estaria dividido entre o modo PvE (JxA) e PvP (JxJ). O modo PvE seria considerado o modo "fácil" e o PvP o modo "difícil", já q a competitividade alta do PvP atrai jogadores de outros jogos, como o clássico "Counter Strike", e upar nesses reinos se torna uma competição de sobrevivência. Uma geração inteira de jogadores brasileiros cresceu com jogos de competitividade multiplayer, então entram no WOW com a mesma percepção q esses jogos FPS (first person shooter, atiradores em primeira pessoa).

Embora hajam guildas competitivas e progressivas brasileiras no PvE – como exemplo a guilda "DOTA BR AR Banlist on" q conseguiu vários Realm firsts por onde passou – a maioria dos jogadores não consegue a dedicação necessária para a progressão PvE, e a maioria não tem essa "paciência", preferindo jogos curtos e extremamente competitivos como arenas e battlegrounds. O modo PvE "casual" é visto como de pouca competitividade e portanto "mais fácil" e dirigido para os iniciantes.

Assim, se a Blizzard verificar com o tempo, muito provavelmente teremos em breve um Battlegroup só de reinos aonde canta o sabiá.

Editado às 08/12 11:24h: foi confirmado por Rhastion q está sendo criado um novo reino brasileiro JxJ chamado Tol'Barad mas q não aceitará transferências por enquanto, aberto para receber apenas novos personagens. Recomendo para quem está começando no WoW, ou quer recomeçar sua experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário