Nuvem de tópicos

reino (13) cataclysm (10) guerreiro (10) jxj (9) brasil (7) raide (7) transferência (7) azralon (6) nêmesis (6) transmog (6) druid (5) leveling (5) goldrinn (4) masmorra (4) tank (4) arena (3) bravura (3) campo de batalha (3) iniciante (3) justiça (3) patch (3) alma dragônica (2) honra (2) stats (2) tol barad (2) addon (1) blizzard (1) rogue (1)

26 dezembro 2011

Upando mais um tanque

Espero q todos tenham tido um Natal feliz a sua maneira!

Apesar dessas datas significarem pra mim muita agitação em família e pouco tempo online, comecei a me dedicar mais ao meu saudoso guerreiro orc. Até hoje sou chamado de "Toja" por meus amigos de wow pois passei a maior parte do meu tempo em Azeroth num servidor privata-br e fui tanque desde The Burning Crusade.

Naquela época, o guerreiro tinha cada spec orientada a um aspecto do jogo: Proteção era o tanque JxA; Fúria era o DPS JxA; e Armas era o Mortal strike debuff JxJ. Desde Wrath, os specs ficaram menos restritivos, e inclusive tentavam habilitar para o jogo amistoso specs "híbridas" como um Fúria com escudo (combinava lindamente com Punho do Titã) para "masmorras" fáceis e complicadas estratégias contra jogadores, e foi aí q surgiu a Proteção ofensiva JxJ.

Após o Cataclisma que reconfigurou todas as classes do jogo, eis q algumas estratégias se destacaram e outras morreram; o golpe Escudada (Shield Slam) ficou exclusivo da spec Proteção, matando qualquer opção para as outras specs com escudo, mas a Proteção ofensiva sobreviveu, como constato a seguir.

Estou upando nos níveis 60-70, do ponto que havia deixado meu guerreiro solitário no antigo Warsong-US que trouxe para o Azralon-BR (e agora Nêmesis-BR), com acesso aos principais talentos e características das especializações, e experimentei um pouco das duas specs q eu mais conhecia: Proteção e Armas. E a diferença é absurda em todos os aspectos.

Comecei fazendo algumas masmorras em Outland: reacostumei ao tanque de guerreiro tendo q refazer várias macros perdidas e/ou extintas; em especial o AoE q é muito mais fácil do q nos idos tempos de TBC, mas está menos "faceroll" do q em Wrath, porém não tive dificuldades colocando o glifo de Cutilada (+1 alvo, totalizando 3 em cada ataque) e os glifos de Trovoada, conseguindo inflingir inclusive grandes danos e lá se foram alguns níveis e Top DPSs inclusive com alvo único. Aí experimentei Proteção em JxJ em certo momento q pensei em ser o carrier da bandeira em um Enclave do Brado Guerreiro (Warsong Gulch), mas, ao contrário, a incrível mobilidade das Investidas (Charge) sem fim, Arremesso Heróico, incapacitações do Golpe Concussivo e Murro, e a maravilha do efeito Vingança (comum aos outros tanques) me tornaram uma máquina de finalizações (killing blows). Tentei outros Campos de Batalhas e o sucesso continuou. Proteção hoje em dia é uma spec muito ofensiva, com sérios talentos para controle do adversário (incluindo posteriormente o Onda de Choque - Shockwave), muitos itens de segurança como o Muralha de Escudos pra cortar muito do dano recebido se vc se torna o alvo, o Último Recurso (Last Stand) pra dar aquela sobrevida, e bastante força em golpes poderosos como o Escudada (baseado inteiramente no seu Poder de Ataque e dobrando se usado junto com Barreira de Escudo) e Revanche (Riposte) q se beneficiam do bônus de Vingança. E este é o verdadeiro segredo, com a especialização Proteção o guerreiro ganha 2 efeitos de tanque na Postura Defensiva: + %5 Vigor e a Vingança - bônus acumulativo que soma 30% do dano recebido nos últimos ataques até o máximo de 10% dos pontos de vida para o Poder de Ataque. Ou seja, quanto mais apanha, mais bate. Hulk esmaga.

Então resolvi experimentar a spec Armas, e foi a grande decepção. Ao invés de me sentir poderoso embora não muito resistente, tive a sensação de falta de poder até para finalizações, e, sem o efeito Vingança, o dano não tinha picos críticos impressionantes. A spec Armas também perdeu o principal efeito estremecedor para os Curadores do passado: o efeito negativo Ferida Mortal (Mortal Wounds) não tira mais 50% da cura, mas apenas 25% - e já foi apenas 10% no Cataclysm! Nem em masmorras consegui sair da rabeira nos DPSs sentindo falta de golpes para usar enquanto Golpe Mortal estava recarregando e Subjugar (Overpower) não disparava. Assim, sem o Golpe Mortal poder combinar com Golpe Colossal - novidade do nível 81 - essa spec ficará na gaveta por enquanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário