Espero q todos tenham tido um Natal feliz a sua maneira!
Apesar dessas datas significarem pra mim muita agitação em família e pouco tempo online, comecei a me dedicar mais ao meu saudoso guerreiro orc. Até hoje sou chamado de "Toja" por meus amigos de wow pois passei a maior parte do meu tempo em Azeroth num servidor privata-br e fui tanque desde The Burning Crusade.
Naquela época, o guerreiro tinha cada spec orientada a um aspecto do jogo: Proteção era o tanque JxA; Fúria era o DPS JxA; e Armas era o Mortal strike debuff JxJ. Desde Wrath, os specs ficaram menos restritivos, e inclusive tentavam habilitar para o jogo amistoso specs "híbridas" como um Fúria com escudo (combinava lindamente com Punho do Titã) para "masmorras" fáceis e complicadas estratégias contra jogadores, e foi aí q surgiu a Proteção ofensiva JxJ.
Após o Cataclisma que reconfigurou todas as classes do jogo, eis q algumas estratégias se destacaram e outras morreram; o golpe Escudada (Shield Slam) ficou exclusivo da spec Proteção, matando qualquer opção para as outras specs com escudo, mas a Proteção ofensiva sobreviveu, como constato a seguir.
Estou upando nos níveis 60-70, do ponto que havia deixado meu guerreiro solitário no antigo Warsong-US que trouxe para o Azralon-BR (e agora Nêmesis-BR), com acesso aos principais talentos e características das especializações, e experimentei um pouco das duas specs q eu mais conhecia: Proteção e Armas. E a diferença é absurda em todos os aspectos.
Comecei fazendo algumas masmorras em Outland: reacostumei ao tanque de guerreiro tendo q refazer várias macros perdidas e/ou extintas; em especial o AoE q é muito mais fácil do q nos idos tempos de TBC, mas está menos "faceroll" do q em Wrath, porém não tive dificuldades colocando o glifo de Cutilada (+1 alvo, totalizando 3 em cada ataque) e os glifos de Trovoada, conseguindo inflingir inclusive grandes danos e lá se foram alguns níveis e Top DPSs inclusive com alvo único. Aí experimentei Proteção em JxJ em certo momento q pensei em ser o carrier da bandeira em um Enclave do Brado Guerreiro (Warsong Gulch), mas, ao contrário, a incrível mobilidade das Investidas (Charge) sem fim, Arremesso Heróico, incapacitações do Golpe Concussivo e Murro, e a maravilha do efeito Vingança (comum aos outros tanques) me tornaram uma máquina de finalizações (killing blows). Tentei outros Campos de Batalhas e o sucesso continuou. Proteção hoje em dia é uma spec muito ofensiva, com sérios talentos para controle do adversário (incluindo posteriormente o Onda de Choque - Shockwave), muitos itens de segurança como o Muralha de Escudos pra cortar muito do dano recebido se vc se torna o alvo, o Último Recurso (Last Stand) pra dar aquela sobrevida, e bastante força em golpes poderosos como o Escudada (baseado inteiramente no seu Poder de Ataque e dobrando se usado junto com Barreira de Escudo) e Revanche (Riposte) q se beneficiam do bônus de Vingança. E este é o verdadeiro segredo, com a especialização Proteção o guerreiro ganha 2 efeitos de tanque na Postura Defensiva: + %5 Vigor e a Vingança - bônus acumulativo que soma 30% do dano recebido nos últimos ataques até o máximo de 10% dos pontos de vida para o Poder de Ataque. Ou seja, quanto mais apanha, mais bate. Hulk esmaga.
Então resolvi experimentar a spec Armas, e foi a grande decepção. Ao invés de me sentir poderoso embora não muito resistente, tive a sensação de falta de poder até para finalizações, e, sem o efeito Vingança, o dano não tinha picos críticos impressionantes. A spec Armas também perdeu o principal efeito estremecedor para os Curadores do passado: o efeito negativo Ferida Mortal (Mortal Wounds) não tira mais 50% da cura, mas apenas 25% - e já foi apenas 10% no Cataclysm! Nem em masmorras consegui sair da rabeira nos DPSs sentindo falta de golpes para usar enquanto Golpe Mortal estava recarregando e Subjugar (Overpower) não disparava. Assim, sem o Golpe Mortal poder combinar com Golpe Colossal - novidade do nível 81 - essa spec ficará na gaveta por enquanto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário