Apesar de se tratar ainda da mesma Feral combat spec, a Bear form se difere totalmente da Cat form em quanto a skills, rotação e "role expected" (atuação esperada). São poucos os talentos diferentes e tratarei do assunto mais tarde, mas as duas "sub-specs" combinam na maior parte da spec e se equipam de forma semelhante, até certo ponto. Mas enquanto a Cat form remete a um rogue e faz Melee DPS (ataque corpo-a-corpo), a Bear form é um tank e tem como função atacar e manter a atenção de um ou mais inimigos para atacá-lo, protegendo outras classes presentes em um grupo, e resistindo ao dano sofrido com mais eficiência.
Uma vez remetendo ao warrior, a Bearm form usa Rage como suprimento, e se municia de Attack Power e Stamina. A Rage é adquirida dando porrada ou recebendo porrada. Daí, na função de tank, com frequência o druid se encontra com Rage em excesso, pois realiza muitos golpes e toma muitos golpes.
As habilidades iniciais são:
- Maul: ataca o alvo causando x dano, instant. Não consome GCD, mas gasta 30 Rage, por isso servirá como "acessório" para outros golpes, quando houver excesso de Rage.
- Demoralizing Roar: igual ao Demoralizing Shout de warrior. Diminui dano físico dos oponentes em área.
- Taunt: habilidade padrão de tanks, serve para chamar a atenção de um alvo, seja para salvar alguém sem resistência ou seja para iniciar um combate.
No level 22 ganhamos Skull Bash, nos permitindo interromper um casting inimigo até a certa distância. Até então éramos total e completamente inúteis contra casters. Com o talento Feral Charge ganhamos mais uma pequena chance de encurtar o caminho para os inimigos, porém o Bear tank ainda carece de habilidades com dano nos levels iniciais.
No level 32 ganhamos Bash, que é um stun (paralizamento) de 4 seg. No level 36, ganhamos uma habilidade AoE fundamental: Swipe. Ataca em área 360º causando x damage, com cooldown de 6 seg. É um golpe fraco e com longa demora, mas é só o q teremos por enquanto.
No level 40 a Bear form se torna a Dire Bear form, aumentando o coeficiente de armor para se assemelhar ao Plate, da mesma forma que warriors e paladins ganham essa proficiência. E também aprendemos Savage Defense, atualmente a skill definidora de nossa resistência aos inimigos. Como é muito complicada, vou falar dela depois.
No level 50 aprendemos Leather Specialization (Passivo), ou seja, especialização em roupas de couro, ganhando, na Bear form, um bônus de 5% HP. No level 52 aprendemos Frenzied Regeneration, uma habilidade importante para se manter vivo diante da ausência ou incapacidade de um healer; o druid recupera vida ao invés de ganhar Rage de qualquer fonte, podendo até mesmo recuperar em torno de 40% do próprio HP.
Somente no level 58 aprendemos a primeira habilidade de proteção ao dano, Barkskin. Para usar quando estamos ou vamos tomar muito dano e não teremos apoio. Todo o dano é reduzido em 20% por 12 seg.
Isso mostra que a evolução da Bear form é muito limitada e alternante com a evolução da Cat form, podendo ser um pouco frustrante, principalmente nas dungeons que tiverem muitos mobs.
Na transição para Outland, recomendo veemente apenas seguir as quests em Hellfire Peninsula, já que a troca de itens é rápida e total para um novo nível de Stamina. Somente ao chegar nas quests que levam às dungeons, recomendo ir lá. O mesmo em Northrend, mas até chegar no 70 o druid aprende Lacerate, a primeira skill instant e sem CD que causa um dano razoável (menor que Mangle e maior que Swipe).
Nos talentos ainda aparecem o Survival Instincts como segunda proteção ao dano e mais forte, diminuindo em 50% o dano, e nos levels mais altos surge Pulverize, habilidade complementar ao Lacerate para auemntar seu Critical Strike chance.
É a partir do 81 que volta a ficar interessante com a habilidade Trash, um ataque AoE causando Bleed em todos os alvos, bonificado pelo debuff de Mangle (aumenta 30% dano de Bleed). No próximo texto falo sobre os stats interessantes para Bear tank e Savage Defense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário