Nuvem de tópicos

reino (13) cataclysm (10) guerreiro (10) jxj (9) brasil (7) raide (7) transferência (7) azralon (6) nêmesis (6) transmog (6) druid (5) leveling (5) goldrinn (4) masmorra (4) tank (4) arena (3) bravura (3) campo de batalha (3) iniciante (3) justiça (3) patch (3) alma dragônica (2) honra (2) stats (2) tol barad (2) addon (1) blizzard (1) rogue (1)

08 abril 2011

Guia de Equipamentos - Stats

Como primeiro guia sobre equipamentos para Feral druid, começo explicando os stats desejados, úteis e desnecessários, seja para upar ou para tank no level 85! Também abordo o famigerado Savage Defense.

Prioridade de stats para Bear tank:
  1. Agility - atualmente o melhor stat, confere Attack Power na proporção 2:1, Critical Strike rating 0.55:1 e Dodge rating 0.72:1, todos eficientes para Bear tank; quantidade encontrada varia apenas de acordo com o level do item.
  2. Stamina - ainda é a mais segura forma de se escolher Enchants e Gems para tank, mas agora oscila em importância com Agility; confere HP (health points) na proporção 10:1; quantidade encontrada varia apenas de acordo com o level do item.
  3. Mastery rating - para a Bear form aumenta o dano absorvido por Savage Defense, e para Cat form aumenta o dano Bleed; como um stat secundário deve ser escolhido preferencialmente nos itens e visado para Reforge; confere 1 Mastery para 179.3 pontos, e cada 1 Mastery aumenta em mais 4% o dano absorvido.
  4. Dodge rating - confere 1% Dodge para 176.7 pontos; uma chance de Dodge evita 100% o dano de um inimigo, por isso, quanto mais, melhor! Porém a absorção de dano do Mastery resulta mais eficiente proporcionalmente - ideal para combinar com Mastery rating.
  5. Critical Strike rating - confere 1% Critical Strike para 179.2 pontos; um Critical Strike causa 200% seu dano e para a Bear form ainda tem 50% de chance de ativar Savage Defense; por isso serve não só para Threat como também indiretamente para redução de dano sofrido, se tornando interessante também para o Bear tank.
  6. Expertise rating - diminui a chance do alvo dar 1% Dodge e 1% Parry ao seu ataque para cada 120.1 pontos, ou 4 Expertise; este stat serve exclusivamente para Threat, ao diminuir as taxas de 5% Dodge (6,5% em Boss) e 10% Parry (14% em Boss) que o tank sofre ao atacar pela frente, ou seja, serve para 2 situações por isso vale mais que Hit; são necessários até 26 Expertise (4:1%) para não sofrer um Dodge e até 56 Expertise para não sofrer um Parry, porém a quantidade necessária é muito alta e não deve ser buscada em detrimento dos outros stats defensivos para o Bear tank.
  7. Hit rating - diminui a chance de Errar (Miss) o alvo em 1% no seu ataque para cada 120.1 pontos; este stat serve exclusivamente para Threat ao diminuir a taxa de 5% Miss que todo ataque de 1 arma sofre e 24% Miss para ataques de 2 armas (dual wield). Sendo que a Bear form só considera 1 arma, o Hit rating é um stat muito pouco interessante.
  8. Strength - stat desvalorizado, só confere Attack Power na proporção 2:1; é muito comum itens com Dodge rating possuirem Strength como stat principal, o que não é ideal, mas apenas aceitável se o conjunto do item valer a pena (ex.: item level muito superior).
  9. Haste rating - diminui o tempo entre os ataques normais e o tempo de casting; poquissimo interessante para Bear form, já que os ataques especiais geram mais Threat do que todos os ataques normais e não usamos nenhum casting. Recomendo cortar Haste rating em Reforge para Mastery rating ou Dodge rating.
Armor: está fora dessa lista por ter valores padronizados desde a versão 4.0.2 (Cataclysm).


Dessa lista, vemos que o Savage Defense representa boa parte do entendimento dos stats para o Bear tank. Mas em que consiste o Savage Defense?

- Savage Defense: cada Critical Strike tem 50% de chance de ativar Savage Defense; quando ativado, cria um escudo de absorção de dano com valor de 35% do Attack Power, e duração de apenas 1 golpe sofrido, quando desaparece totalmente. *

- Mastery: Savage Defender: aumenta em 32% o escudo de absorção do Savage Defense; cada 1 ponto adicional de Mastery aumenta em mais 4% o escudo de absorção.

Ou seja, o Bear tank tem a propriedade única de se beneficiar de 2 stats principais de DPS para aumentar sua mitigação (diminuição de dano), por isso se diferencia dos outros tanks usuários de Plate. O objetivo disso é poder compartilhar seu Set com a Cat form (DPS) com mais facilidade, sem se prejudicar por isso.


Atualização (versão 4.1):
* A habilidade Savage Defense (Defesa Selvagem) tem 50% de chance de ser ativada em um Critical Strike (Acerto Crítico) criando um escudo de absorção de dano equivalente a 35% do Attack Power (Poder de Ataque) que dura 10 segundos e pode ser renovada durante sua duração. Não é ativada por danos periódicos (DOTs) como Lacerar ou Surra.

06 abril 2011

Upando (leveling) - Bear tank

A partir do level 15 é introduzida a Bear form, ou "forma do urso gordo", ou tank form. Nossa equivalente à Defensive Stance do warrior, inclusive copiando os mecanismos de Rage (raiva) e coeficiente de armor comparado a Mail/Plate. Ela coincide com a habilitação para Looking for Dungeon e a credencial para a debut em Ragefire Chasm.

Apesar de se tratar ainda da mesma Feral combat spec, a Bear form se difere totalmente da Cat form em quanto a skills, rotação e "role expected" (atuação esperada). São poucos os talentos diferentes e tratarei do assunto mais tarde, mas as duas "sub-specs" combinam na maior parte da spec e se equipam de forma semelhante, até certo ponto. Mas enquanto a Cat form remete a um rogue e faz Melee DPS (ataque corpo-a-corpo), a Bear form é um tank e tem como função atacar e manter a atenção de um ou mais inimigos para atacá-lo, protegendo outras classes presentes em um grupo, e resistindo ao dano sofrido com mais eficiência.

Uma vez remetendo ao warrior, a Bearm form usa Rage como suprimento, e se municia de Attack Power e Stamina. A Rage é adquirida dando porrada ou recebendo porrada. Daí, na função de tank, com frequência o druid se encontra com Rage em excesso, pois realiza muitos golpes e toma muitos golpes.

As habilidades iniciais são:
  • Maul: ataca o alvo causando x dano, instant. Não consome GCD, mas gasta 30 Rage, por isso servirá como "acessório" para outros golpes, quando houver excesso de Rage.
  • Demoralizing Roar: igual ao Demoralizing Shout de warrior. Diminui dano físico dos oponentes em área.
  • Taunt: habilidade padrão de tanks, serve para chamar a atenção de um alvo, seja para salvar alguém sem resistência ou seja para iniciar um combate.
Para o tankar no início, o Bear form encontra muito poucas opções para manter a atenção dos alvos e nenhuma AoE, ou seja, deve atacar um alvo por vez para que todos fiquem voltados a ele. Essa é uma das funções do tank, portanto fica um jogo difícil e ingrato. E isso se reflete no número incrivelmente baixo de Bear tanks em todo processo de upar do level 1-60. Claro, eu fiz questão de ser um Bear tank em todo leveling para ver a experiência.

No level 22 ganhamos Skull Bash, nos permitindo interromper um casting inimigo até a certa distância. Até então éramos total e completamente inúteis contra casters. Com o talento Feral Charge ganhamos mais uma pequena chance de encurtar o caminho para os inimigos, porém o Bear tank ainda carece de habilidades com dano nos levels iniciais.

No level 32 ganhamos Bash, que é um stun (paralizamento) de 4 seg. No level 36, ganhamos uma habilidade AoE fundamental: Swipe. Ataca em área 360º causando x damage, com cooldown de 6 seg. É um golpe fraco e com longa demora, mas é só o q teremos por enquanto.

No level 40 a Bear form se torna a Dire Bear form, aumentando o coeficiente de armor para se assemelhar ao Plate, da mesma forma que warriors e paladins ganham essa proficiência. E também aprendemos Savage Defense, atualmente a skill definidora de nossa resistência aos inimigos. Como é muito complicada, vou falar dela depois.

No level 50 aprendemos Leather Specialization (Passivo), ou seja, especialização em roupas de couro, ganhando, na Bear form, um bônus de 5% HP. No level 52 aprendemos Frenzied Regeneration, uma habilidade importante para se manter vivo diante da ausência ou incapacidade de um healer; o druid recupera vida ao invés de ganhar Rage de qualquer fonte, podendo até mesmo recuperar em torno de 40% do próprio HP.

Somente no level 58 aprendemos a primeira habilidade de proteção ao dano,
Barkskin. Para usar quando estamos ou vamos tomar muito dano e não teremos apoio. Todo o dano é reduzido em 20% por 12 seg.

Isso mostra que a evolução da
Bear form é muito limitada e alternante com a evolução da Cat form, podendo ser um pouco frustrante, principalmente nas dungeons que tiverem muitos mobs.

Na transição para Outland, recomendo veemente apenas seguir as quests em Hellfire Peninsula, já que a troca de itens é rápida e total para um novo nível de Stamina. Somente ao chegar nas quests que
levam às dungeons, recomendo ir lá. O mesmo em Northrend, mas até chegar no 70 o druid aprende Lacerate, a primeira skill instant e sem CD que causa um dano razoável (menor que Mangle e maior que Swipe).

Nos talentos ainda aparecem o
Survival Instincts como segunda proteção ao dano e mais forte, diminuindo em 50% o dano, e nos levels mais altos surge Pulverize, habilidade complementar ao Lacerate para auemntar seu Critical Strike chance.

É a partir do 81 que volta a ficar interessante com a habilidade
Trash, um ataque AoE causando Bleed em todos os alvos, bonificado pelo debuff de Mangle (aumenta 30% dano de Bleed). No próximo texto falo sobre os stats interessantes para Bear tank e Savage Defense.

Upando (leveling) - Druid

O troll druid começa com suas habilidades básicas de "Balance": Wrath e logo após (level 4) Moonfire. Para uma futura "moon chicken", já começa a se acostumar, pois vai usar a mesma coisa até quando for enfrentar o próprio Deathwing. Mas para o Feral druid, a coisa começa no level 8 com Cat form. Porém o dano é ridículo e vc fica na dúvida se deve insistir no "Kitten form" ou continua usando spells...

A coisa só melhora quando vc chega ao level 10 e escolhe a spec (specialization) Feral Combat na árvore de talentos. Graças ao novo sistema do Cataclysm, o jovem druid já pode receber novas skills fundamentais para o desenvolvimento nessa spec, e não somente nela. O Feral druid ganha Mangle, Aggression e Vengeance.
  • Mangle: ataca o alvo, inflingindo x dano e causando um debuff que aumenta em 30% o dano de Bleeds (no caso do feral druid: Rake, que já possui, e Rip) por 60s. Substitui o Claw.
  • Aggression (Passivo): aumenta o Attack Power em 25%. Compensação por não contabilizar a arma no dano final.
  • Vengeance (Passivo): [Bear Form] Cada 5% de dano sofrido vira bônus para Attack Power até o máximo de 10% do seu HP (health pool). Um buff padrão que ajuda a equilibrar o Bear tank contra os DPS's numa luta em grupo.
Mas existe mais uma coisa presente no início: as habilidades raciais.

O troll druid se diferencia por começar com quase nada que preste e Berserking, que ao ativar dá um buff de 30% "haste" para ataques melees e casting. "Haste" entre aspas pois não é haste verdadeiro, apenas reduz o "casting time" de spells e acelera os golpes melees reduzindo o tempo entre os hits, mas não altera o GCD (global cooldown). Excelente para usar no início das lutas e quando houver necessidade de um pequeno "boost" no dano (e threat, no caso de Bear tank). E também tem Primal hunting (Passivo), um aumento de 5% de dano... em animais. Bom skinning pra vc!

Dos outros druids, tauren ganham 5% Health e War Stomp (um stun em área, mas com cast de 1,5 seg); night elves ganham 1% dodge e uma espécie de "Vanish" (fica em stealth instantâneo fugindo de combate); e os novos worgen ganha 1% critical strike chance e Dark Flight (um Sprint extra com 40% speed), além de um visual agressivo, claro. Mas nenhum tem o mojo. =P

Em resumo, com o efeito pós-Cataclysm, o troll druid tem uma incrível experiência de Starting Zone, e uma rápida familiarização com as bases da sua spec a partir do level 10. Unindo habilidades de cura e ao passar a ter Bear form, o druid se torna a classe mais versátil do jogo.

Upando (leveling) - Troll

A experiência de upar no Cataclysm é simplesmente delirante.

Antigamente, os trolls dividiam seu início com os orcs. Era absurdamente chato, pra orcs e trolls, começar matando javalis pacíficos e catando maçãs. Só um pouco depois caçavam escorpiões e capetas, e logo se ficava sem objetivo. Claro, na Azeroth original, todos os inícios eram um pouco chatos e inócuos. Com The Burning Crusade, entraram em voga os inícios de blood elves e draeneis (pra quem ainda, 4 anos depois, não sabe, se pronuncia "dran-ais") que eram muito melhorados. Tinham quests variadas, uma introdução às histórias particulares (culminando no desenrolar de Outland), eram mais interessantes. Mas o desenvolvimento das quests, de forma geral, só veio realmente a criar uma experiência nova de RPG no Wrath of the Lich King, com as quests animadas e envolventes de Northrend. E baseado nesse espírito, Cataclysm nos trouxe essa riqueza de detalhes, história, e coisas divertidas para fazer em todos os vilarejos-início.

Os trolls reconquistaram as Echo Isles ainda no final de WotLK. Por muitos anos eles estavam lá, na margem de Durotar, incapazes de matar um mísero mob de irrisório level 12 que dominava as ilhas. Mas finalmente veio o dia, e fundaram a nova cidade Darkspear.

Os trolls começam lutando para estabelecer total domínio das ilhas, sendo os primeiros a enfrentar uma ameça de Nagas logo na Start Zone. E revela-se a Bruxa-do-mar que originalmente fez naufragar o navio que levava orcs de Eastern Kingdoms para Kalimdor, e que produziu o encontro de Thrall e Vol'jin e a subsequente história de amizade, que só veio a ser abalada por Garrosh.

Após o início cheio de quests com "vehicles", lutas de NPCs, e cut scenes (mini-vídeos), os trolls se encontram com os orcs em Senjin Village e voltam a seguir juntos a mesma trilha.

Começando

Bom, pra começar, vou fazer um pequeno histórico do WoW pra mim:

Comecei a jogar WoW em 2004/2005, por volta do Patch 1.3 - The Road to Damnation (Naxxramas lvl 60).

Entre paradas e voltas, me estabeleci jogando num servidor "privado" na época do The Burning Crusade, antes do Patch 2.3 - The Black Templo. Foi a primeira vez que li e encontrei páginas com imagens "furtadas" de Test Realms, e me embasbaquei com os visuais do T6.

Na época jogava com um Orc Rogue até o level 60. Mas como achava muito difícil arrumar grupos pra instances/raids, resolvi trocá-lo com um amigo por um Warrior. Foi a coisa mais legal que fiz, pois a partir desse momento comecei a tankar. Tankei todo o conteúdo até o Patch 3.3 - Icecrown Citadel. Me especializei em Tank e melee DPS - tenho horror a usar pijamas e fazer feitiços.

No lançamento do Cataclysm tomei uma resolução: voltar à Blizzard para começar um Troll Druid. E assim nasceu Bearmon!

Então aqui estou para passar um pouco das experiências em Tanking as aventuras no Cataclysm.